Blog
Verifique se há atividades suspeitas no seu telefone
Com tantos dados confidenciais e acesso a tantos aplicativos e serviços em nossos telefones e notebooks, faz sentido que não queremos visitantes indesejados bisbilhotando nossas atividades.
É por isso que é essencial obter um código PIN, bloqueio de impressões digitais, senha ou algum outro tipo de proteção de segurança no local, para que você e somente você possa acessar tudo dentro de seus gadgets.
No entanto, você pode ter baixado a guarda e agora você acha que alguém pode ter passado alguns minutos invadindo o seu dispositivo. Ou talvez, você suspeite que alguém conheça seu PIN ou senha e possa ter acesso a qualquer hora que quiser.
Investigar uma possível violação não precisa de um kit forense, e você pode facilmente executar algumas conferências básicas para ajudá-lo a descobrir se você foi uma vítima de um intruso. Esses diagnósticos não necessariamente fornecerão provas definitivas de que alguém acessou seus dispositivos, mas eles podem lhe dar uma boa ideia se esse é o caso.
Verificando seu smartphone
Aplicativos não podem se esconder em smartphones. Se alguém tiver instalado um aplicativo adicional em seu dispositivo portátil, você poderá vê-lo na lista principal. No Android, abra Configurações e escolha Aplicativos e notificações e, em seguida, Veja todos os aplicativos. No iOS, basta abrir as Configurações e rolar para baixo para ver tudo o que está instalado.
Você pode olhar especificamente para aplicativos instalados recentemente também, mas apenas em iPhones. Role para a tela da Biblioteca de Aplicativos (será à direita de todas as suas telas domésticas), e você verá que há uma janela recentemente adicionada mostrando os últimos aplicativos instalados.
Se você tiver o registro de atividades da Web e do aplicativo configurado para sua conta do Google, isso mostrará o que está acontecendo em quaisquer dispositivos Android vinculados ao seu ID do Google e a quaisquer aplicativos do Google em que você esteja. Visite a página Minha Atividade do Google na web para configurar esse recurso e veja quais aplicativos foram usados e quais sites foram visitados.
Não se esqueça que as versões mais recentes do Android e iOS também mantêm registros locais de atividade do dispositivo, se você habilitou o recurso. Escolha o Bem-Estar Digital e os controles parentais das configurações do Android ou do Tempo de tela das configurações do iOS. Lá, você pode conferir quais aplicativos estiveram em uso nas últimas 24 horas ou nos últimos dias — se há aplicativos que você não se lembra de usar, pode ser um sinal de que outra pessoa esteve no seu telefone.
Em seguida, há os registros de atividade dentro de seus aplicativos individuais, e seu navegador web móvel é um bom exemplo. Abra o Chrome para Android, toque nos três pontos (canto superior direito) e escolha Histórico para ver páginas da web recentemente visualizadas. No Safari, no iOS, toque dentro da barra de endereços, toque no ícone do livro e abra a guia Histórico que está sob o ícone que parece um relógio.
Se você é um usuário de Android, outro lugar útil para verificar é o seu histórico de notificações. A partir de Configurações, toque em Aplicativos e notificações, Notificações e histórico de notificações para ver os alertas que chegaram recentemente. É possível que se um convidado indesejado estiver no seu telefone, haverá alguns traços do que eles têm feito aqui.
Independentemente do seu sistema operacional, você também tem muitas outras opções — abra o aplicativo de galeria do seu telefone para ver fotos tiradas recentemente, por exemplo, ou abra seu servidor de e-mail e mude para a pasta de itens enviados para verificar se alguma mensagem foi enviada em seu nome. Aplicativos como YouTube e Netflix permitem que você veja o que você viu recentemente também.
Se você precisa de ajuda para tornar o seu smartphone mais seguro, entre em contato com a Espaço Cell.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.