Blog
Utilize o QR Code com cuidado
Embora você só tenha ouvido falar deles recentemente, a tecnologia de QR Code existe desde a década de 1990. Eles são essencialmente um tipo de código que contém informações de uma forma que outros hardwares e softwares podem entender. Da mesma forma que uma loja verifica códigos de barras para identificar os preços de várias mercadorias, você pode digitalizar um código QR para lançar um site, se cadastrar em um consultório médico, entrar em um serviço, obter uma senha Wi-Fi ou instalar um aplicativo.
Os scanners só podem ler códigos de barras padrão em uma direção, de cima para baixo. Mas seu telefone pode ler códigos QR em duas direções: de cima para baixo e da esquerda para a direita. Isso significa que esses padrões podem conter significativamente mais informações — praticamente qualquer tipo de dados e até cerca de 4.000 caracteres de texto.
Você pode se surpreender com a facilidade com que seu telefone pode ler códigos QR. Os três quadrados pretos nos cantos do gráfico dizem ao seu telefone onde está o código, antes que a digitalização real ocorra. Isso significa que os ângulos geralmente não são um problema, e você não precisará acertar o enquadramento ou ter uma mão perfeitamente estável.
Esta tecnologia pode ser realmente útil, mas não vá para a rua escaneando cada código QR que você encontrar. Há potencial para crimes virtuais, principalmente através de tentativas de enviá-lo para sites projetados para capturar detalhes de login ou instalar algum malware em seu telefone. Enquanto o dispositivo estiver executando um software atualizado, ele deve ser capaz de detectar e bloquear essas técnicas maliciosas. Mas ainda vale a pena ser cauteloso ao digitalizar códigos QR em locais públicos, especialmente quando você não tem certeza de quem está por trás deles.
Embora seja improvável que os fraudadores tenham substituído todos os códigos QR nos menus do seu restaurante local, um código aleatoriamente preso a uma parede em um espaço público é mais provável que seja arriscado. Exerça bom senso e cautela e não deve ter problemas de segurança ou segurança.
Em termos de privacidade, os códigos QR não podem realmente armazenar dados — eles podem apenas exibi-los. Quanta informação sobre você está dando depende do aplicativo que você está usando para digitalizar. Se ele pedir para você fazer login antes ou depois de ler um código, o aplicativo pode estar armazenando esses dados como uma espécie de histórico de navegação. Como sempre, verifique as políticas de privacidade do aplicativo se você não tem certeza.
Como usar QR Codes
Usar códigos QR é fácil: basta apontar a câmera do seu telefone para o gráfico, e seu dispositivo processa os dados no momento em que o reconhece.
Alguns aplicativos usam essa tecnologia como um meio de autenticação, onde tudo o que você precisa fazer é seguir instruções. Um exemplo disso é o WhatsApp, que pede que você digitalize um código QR em seu navegador web para carregar sua conta com todos os seus contatos e conversas em um navegador.
Se você se deparou com um código QR na natureza, você pode usar o aplicativo de câmera do seu telefone para acessar uma informação relevante sobre a fauna e a flora daquele local. No Android, abra o aplicativo Câmera e obtenha o código QR em foco dentro do quadro. Uma vez que o dispositivo reconheça o padrão, você verá um link aparecer na tela. Toque no link para abri-lo.
O processo é muito semelhante no iOS. Inicie o aplicativo Câmera, aponte a câmera do seu telefone para um código QR, e quando você tiver o enquadramento e o foco certo, você verá uma notificação perguntando se você quer abrir o link incorporado no código.
Você tentou acessar um QR Code, mas a câmera do seu celular não funcionou? Leve o seu aparelho hoje mesmo para avaliação na Espaço Cell.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.