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O que fazer se você acha que foi hackeado
Ser hackeado pode parecer um ataque pessoal: você vai fazer login em alguma rede social ou e-mail e sua senha não funciona, deixando você incapaz de acessar suas contas online mais importantes. Este pior cenário pode trazer sentimentos de preocupação e desamparo. Felizmente, você pode agir diante do vandalismo digital. Se você tiver suas contas bloqueadas, os principais serviços de internet prepararam algumas alternativas para você voltar a utilizar esses serviços. Além de restaurar seu acesso, essas empresas ajudam a limitar os danos que um hacker pode fazer.
Como você sabe que alguém realmente assumiu o controle de uma de suas contas? Não poder fazer login é uma grande pista — mas não pense imediatamente que você foi hackeado no momento em que sua senha não funcionar. Primeiro, certifique-se de que o culpado seja realmente uma pessoa que agiu de má fé: Por exemplo, se você não pode entrar em sua conta de reder sociais ou e-mail em seu computador, tente fazer login em outro dispositivo para ver se você realmente perdeu seu acesso. Certifique-se também de verificar novamente a senha que você está digitando antes de começar a suspeitar do pior.
Outro sinal de alerta pode vir na forma de e-mail. Muitos serviços enviarão mensagens sobre atividades suspeitas, como quando alguém faz login em sua conta a partir de um computador desconhecido (ou um país desconhecido), ou quando alguém altera seu nome de usuário ou senha. Certifique-se de verificar sua caixa de entrada para e-mails como esses. Além disso, fique de olho nas mensagens dos amigos: Se “você” começou a enviar spam, eles podem alertá-lo de que sua conta foi comprometida.
Uma vez que você percebe que foi hackeado, é hora de arregaçar as mangas e tomar de volta sua conta.
A boa notícia é que você tem ajuda: Google, Apple, Microsoft e outros gigantes da tecnologia não querem que os impostores assumam sua identidade online, então, eles vão tentar o seu melhor para restaurar o seu acesso. Por exemplo, em alguns casos em que você não pode abrir sua conta, é porque a empresa sentiu atividade suspeita e bloqueou automaticamente todos.
Então, quando você suspeita de um hack, seu primeiro passo é contar à empresa. Uma rápida pesquisa na Web, como “denunciar e-mail hackeado”, deve revelar o lugar certo para explicar seuproblema. Antes de começar a inserir informações, certifique-se de que a página que você acessou é a página oficial de recuperação. Verifique a URL para ter certeza de que a página está hospedada no domínio correto para o serviço que você está tentando acessar, como google.com ou apple.com.
Em seguida, basta seguir as instruções que o aplicativo ou serviço lhe dá — estas serão adaptadas especificamente para sua conta. Diferentes programas empregam diferentes métodos de recuperação, então você pode ter que confirmar seu número de telefone ou endereço de e-mail de backup, ou responder a perguntas pessoais para provar que você é o verdadeiro proprietário da conta.
Altere suas senhas
Uma vez que você pode fazer login mais uma vez — ou se você já pode acessar sua conta, mas notou atividades suspeitas — altere sua senha para afastar quaisquer visitantes indesejados. O novo código deve ser completamente novo; não recicle uma senha passada ou reutilize a mesma sequência de letras e números que você utiliza em outra conta. Se você tem usado essa senha antiga para acessar várias contas (o que você realmente não deve fazer!), altere a senha em suas outras contas também.
A maioria dos serviços online permite que você veja todos os dispositivos onde você está logado. Procure as configurações de segurança até encontrar esta página. Em seguida, saia de todas as outras sessões, exceto a que você está usando no momento.
Revise as outras configurações para ter certeza de que nada foi alterado. Olhe seus dados pessoais, revise quaisquer aplicativos de terceiros conectados à sua conta, verifique suas perguntas e respostas de segurança e confirme que seus endereços de e-mail de backup e/ou números de telefone são aqueles que pertencem a você. Se você acha que seu hacker teve a chance de alterar suas perguntas de segurança e contas de backup, tente alterá-las na conta comprometida e em qualquer outra conta que dependa das mesmas informações. Isso impedirá o hacker de usar seus dados pessoais para violar outras contas no futuro.
Falando em outras contas, seus cartões de crédito, contas bancárias ou outros programas financeiros estavam ligados ao serviço comprometido? Neste caso, reveja suas operações bancároas. Se o hacker gastou algum de seu dinheiro, você deve tentar reivindicar o valor o mais rápido possível — entre em contato diretamente com seu banco e pergunte como fazer isso. Enquanto você está verificando se há má conduta financeira, também revise sua conta para ver se o hacker adicionou algum método de pagamento ou endereços de envio desconhecidos.
Para obter mais detalhes sobre como reforçar a segurança dos serviços individuais, converse com um especialista da Espaço Cell.