Blog
Meu face ID do meu iphone não está funcionando o que posso fazer?
Já deve ter acontecido com você do face ID falhar ou parar de funcionar não é mesmo? bate aquele desespero pois é uma função que facilita demais a vida dos usuários de iphone. Meu face ID do meu iphone não está funcionando o que posso fazer?
Saiba o que fazer se você precisar de ajuda para usar o Face ID para desbloquear o iPhone ou iPad, autenticar compras e iniciar sessão em apps ou precisar inserir o código.
Verificar se há atualizações
Atualize o iPhone ou iPad para a versão mais recente do iOS ou iPadOS. E certifique-se de que o modelo do iPhone ou iPad seja compatível com o Face ID.
Verificar os ajustes do Face ID
Para verificar os ajustes do Face ID, acesse Ajustes e toque em “Face ID e Código”. Confira se o Face ID está configurado e se os recursos que você está tentando usar com o Face ID estão ativados.
Verificar se há algo obstruindo a câmera TrueDepth
Remova qualquer coisa que possa estar cobrindo a câmera TrueDepth, como sujeira, capa ou protetor de tela.
Se você estiver usando um iPad na posição horizontal, confira se o seu dedo ou a palma da mão estão cobrindo a câmera TrueDepth. Se isso acontecer, um alerta pode aparecer na parte superior da tela que diz “Câmera coberta” com uma seta apontando para a câmera TrueDepth.
Certifique-se de que seu rosto não esteja bloqueado
Os olhos, o nariz e a boca devem estar totalmente visíveis na câmera TrueDepth. Por padrão, o Face ID não funciona se algo estiver cobrindo a boca e nariz.
Se você estiver usando uma máscara e já tiver configurado o Face ID com uma máscara,* verifique se os olhos não estão cobertos.
Pode ser necessário segurar o iPhone mais alto se estiver usando uma máscara. Ao usar uma máscara muito alta ou muito perto dos olhos, talvez o iPhone não seja desbloqueado.
O Face ID funciona com muitos óculos de sol, embora o Face ID com máscara não seja projetado para funcionar com óculos de sol. Se você estiver usando óculos de sol desenvolvidos para bloquear certos tipos de luz, talvez estejam bloqueando a luz infravermelha utilizada pela câmera TrueDepth. Use o Face ID sem os óculos.
* Você pode usar o Face ID com máscara no iPhone 12 e posterior usando o iOS 15.4 e posterior.
Ficar de frente para a câmera TrueDepth
O Face ID funciona no iPhone somente quando está na posição vertical e você está de frente para a câmera TrueDepth. No iPad, você poderá usar o Face ID em qualquer posição que o iPad estiver.
A câmera TrueDepth tem um alcance de visualização similar ao de quando você tira uma selfie ou faz uma ligação pelo FaceTime. Independentemente de estar segurando o iPhone ou iPad em posição normal ou de o iPhone ou iPad estarem em uma superfície, coloque o dispositivo ao alcance do braço ou mais próximo (25 cm a 50 cm) do rosto.
Reiniciar o dispositivo
Reinicie o iPhone ou iPad e insira o código. Em seguida, use o Face ID novamente.
Para a maioria dos usuários, o Face ID percebe as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Caso você esteja com uma aparência muito diferente, pode configurar uma aparência alternativa para que o Face ID ainda reconheça você.
Para configurar uma aparência alternativa:
- Acesse Ajustes e toque em “Face ID e Código”. Insira o código, se solicitado.
- Toque em “Configurar um Visual Alternativo”.
- Olhe diretamente para o iPhone ou iPad e posicione seu rosto dentro do quadro.
- Mova delicadamente a cabeça para fechar o círculo. Se você não puder mover a cabeça, toque em “Opções de Acessibilidade”.
- Ao terminar o primeiro escaneamento do Face ID, toque em Continuar.
- Mova lentamente a cabeça para fechar o círculo uma segunda vez.
- Quando a configuração do Face ID for concluída, clique em OK.
Redefinir o Face ID
Se você ainda precisar de ajuda, redefina o Face ID e configure-o novamente. Acesse Ajustes, toque em “Face ID e Código” e toque em “Redefinir Face ID”. Em seguida, toque em Configurar Face ID para configurá-lo novamente.