Blog
Funcionalidades do Android Auto e Apple CarPlay
Tanto o Google quanto a Apple desenvolveram extensões que permitem que você execute alguns de seus aplicativos favoritos como parte do sistema de entretenimento do seu veículo.
Essas plataformas são Android Auto e Apple CarPlay, e a maioria dos veículos fabricados atualmente já saem das linhas de produção com suporte a esses aplicativos.
Usando essas plataformas diretamente pelo seu veículo, você tem uma integração muito melhor com tudo o que está no seu telefone — incluindo destinos de mapa salvos, acesso a seus contatos, mensagens e muito mais.
Android Auto
Para usar o Android Auto, você precisará de uma unidade estéreo de carro compatível e um telefone Android rodando o Android 6.0 Marshmallow ou alguma versão mais atual. Se você está no Android 10 ou posterior, o Android Auto vem embutido, caso contrário você terá que baixá-lo na Google Play Store.
O Android Auto funcionará em um cabo ou sem fio via Bluetooth. Em algum lugar na interface de entretenimento do seu carro deve haver uma opção para configurar uma conexão com o seu telefone, embora o processo exato varie dependendo da marca e modelo do seu veículo.
Por padrão, a interface do Google Maps é carregada, mostrando sua localização atual — toque no ícone circular (inferior esquerdo) para chegar a todos os seus aplicativos e configurações. À direita, há um ícone de microfone para o Google Assistante e um ícone de sino para visualizar notificações recebidas. Em painéis widescreen, esses ícones se movem para a esquerda.
O Google Assistante funciona como no seu telefone, possibilitando que você possa perguntar sobre o tempo, a altura de sua celebridade favorita ou as últimas pontuações do seu time de futebol entre outras funcionalidades. Você também pode pedir ao assistente para fornecer instruções, definir lembretes, fazer chamadas ou enviar mensagens (muito mais seguro do que pegar seu telefone enquanto você está dirigindo).
O Android Auto lhe dá acesso simples aos principais aplicativos do seu telefone. As três principais funções dele são: chamadas e textos, mapas e áudio. Você não pode jogar vídeo através da interface, e você não pode jogar jogos. Você também não pode navegar na web — tente perguntar ao Google Assistente se deseja pesquisar informações.
Para personalizar sua experiência, escolha Personalizar a partir da tela principal de aplicativos, mude para o telefone (quando você não estiver dirigindo) e você poderá escolher quais dos aplicativos compatíveis com Android Auto instalados no seu telefone realmente aparecem no painel — você pode não querer usar todos eles. Você pode usar a mesma tela para ajustar a ordem dos aplicativos.
Apple CarPlay
Para usar o Apple CarPlay, você precisará ter um iPhone rodando iOS 13 ou posterior. O Apple CarPlay oferece a opção de se conectar sem fio via Bluetooth ou usar um fio, e ele é exibido com destaque na interface do painel do seu veículo.
A Siri está presente e disponível em toda a interface CarPlay: Tudo o que você pode dizer à Siri no seu iPhone funciona aqui. Isso significa que você pode controlar sua casa inteligente, fazer chamadas para contatos, obter direções, verificar a previsão do tempo, e tudo mais.
Assim como o Android Auto, o Apple CarPlay se concentra em três áreas principais: chamadas e textos, mapas e navegação, música e podcasts. Não há vídeo, navegação na Web ou aplicativos de jogos disponíveis, o que provavelmente é melhor para a concentração do motorista, mesmo que os passageiros possam apreciá-los.
A Espaço Cell é especialista em manutenção de smartphones e tablets. Se precisar de ajuda para configurar o Android Auto o Apple CarPlay em seu veículo, entre em contato conosco!
Conheça nossos serviços: