Blog
Como utilizar o telefone apenas com uma mão
Você se lembra da época do iPhone 4 e 5, quando os telefones da Apple pareciam bem menores em comparação com seus concorrentes que pareciam aumentar de tamanho a cada novo lançamento? A empresa alega que eles fizeram isso para manter os telefones utilizáveis com uma mão. Eles eventualmente cederam, porém, e mesmo os telefones menores de hoje (como o iPhone 13 mini) são maiores do que o que tínhamos antigamente.
Existem, no entanto, alguns truques e ferramentas — muitos deles menos conhecidos — projetados para ajudar seus polegares curtos a lidar com essas telas grandes.
Habilite os modos “Acessibilidade” ou “One-Handed”
Você pode se surpreender ao saber que seu telefone tem um modo embutido para utilizar o aparelho com uma mão, projetado para tornar todos esses ícones mais fáceis de alcançar. A versão do iPhone é chamada de modo Reachability. Geralmente, a maioria das pessoas o habilita por acidente e acha que é algum tipo de falha, em vez de um recurso útil.
Pode ser por isso que a Apple desabilitou o recurso por padrão no iOS 12, mas você pode recuperá-lo indo para Configurações > Acessibilidade > Toque e Toggling Reachability on. A partir daí, você pode deslizar para baixo perto da parte inferior da tela (em iPhones sem um botão Home) ou tocar duas vezes — não clicar, mas tocar — o botão Home (em iPhones com este botão) para deslocar seus ícones de tela inicial para baixo para facilitar o manuseio do aparelho.
Muitos telefones Android têm seu próprio modo para utilizar o aparelho com uma mão. Nos dispositivos Galaxy, você o encontrará em Configurações > Recursos Avançados > Modo Com Uma Mão.
Nos telefones Pixel, o caminho é um pouco mais longo: vá para Configurações, depois Sistema, Gestos e, finalmente, modo com uma mão. Se você quiser algo um pouco diferente, o Reachability Cursor é outra ferramenta popular, dando-lhe um cursor semelhante ao mouse para alcançar ícones distantes na tela. Bottom Quick Settings é um bom aplicativo companheiro também, permitindo que você chegue ao painel de Configurações Rápidas do Android a partir da parte inferior, em vez da parte superior, da tela.
Encolher o teclado
Digitar em um teclado com um polegar não é algo rápido, e se você está tocando mais do que algumas palavras, você provavelmente vai querer usar as duas mãos. Mas para textos rápidos como “estou chegando”, uma mão funciona bem… contanto que você possa alcançar todas as chaves.
Muitos teclados, no iOS e Android, têm um modo com uma mão que desloca o teclado para a borda direita ou esquerda da tela, para que você possa alcançar todas as teclas com um único polegar. No iOS, você geralmente encontrará essa opção segurando o ícone do globo e ativando o modo com uma mão (os ícones do teclado com setas apontando para a esquerda ou para a direita). No Android, pode variar de teclado para teclado. O Gboard do Google, por exemplo, permite que você mude para o modo com uma mão, segurando a chave para cima.
Se você precisa de ajuda para ativar as configurações avançadas em seu smartphone, entre em contato com os especialistas da Espaco Cell.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.