Blog
Como proteger a privacidade do seu smartphone
Você reforçou a segurança de suas contas online, então você se sente confiante colocando seu smartphone no bolso e saindo pela porta. Mas muitos consumidores não percebem que o software em seus telefones pode rastrear cada movimento deles. Se você tem um dispositivo iOS ou Android, a Apple e o Google podem coletar dados sobre como você o usa: os lugares que você vai, os aplicativos que você executa, as consultas de pesquisa que você digita no navegador da Web e assim por diante. Você pode ler políticas de privacidade detalhadas para a Apple e do Google online.
Embora isso soe desnecessariamente invasivo, as empresas usam muitos de seus dados de maneiras úteis. Por exemplo, a Apple se baseia em relatórios de falhas de aplicativos para corrigir bugs em seu software, enquanto o Google mantém o controle sobre sua localização para que ele possa dizer quanto tempo vai demorar até você chegar em casa. Você está confortável com seu telefone relatando sua localização se isso significa que você pode encontrá-lo quando perder o aparelho? Se o seu desejo por privacidade supera esses benefícios, você pode decidir o quanto confia nessas empresas com seus dados e quanta informação você está preparado para compartilhar com elas. O que você escolher, é importante estar ciente do que você está compartilhando, e como você pode limitá-lo se quiser.
Privacidade no iOS versus Android
A Apple tende a limitar sua coleta de dados a menos locais do que o Google. Muitos dados personalizados, como as coisas que a Siri sabe sobre você, ficam bloqueados no seu dispositivo e nunca mais voltam para os servidores da Apple. A Apple também mantém menos informações pessoais sobre seus usuários. Esses dados permitem que a empresa aprenda sobre os hábitos de seus usuários sem armazenar perfis completos em indivíduos.
O Google diz que os dados extras coletados, desde o que você assistiu no YouTube até seu endereço residencial, ajudam a personalizar seus serviços e aplicativos para os usuários, com melhor personalização e programas que o reconhecem em todos os dispositivos.
Não importa qual sistema você use, as configurações de privacidade do seu telefone permitirão que você especifique os dados que a Apple ou o Google podem coletar sobre seu comportamento. Veja como escolher quais informações você está disposto a compartilhar — ou não.
Importantes configurações de privacidade do iOS
Em um iPhone, o menu Privacidade dentro do aplicativo Configurações é o lugar óbvio para começar. Toque em Serviços de Localização e, em seguida, Serviços de Sistema para alterar como a Apple pode usar sua localização e como ela não pode. Toque em Locais Significativos, por exemplo, e você poderá usar um interruptor de alternância para decidir se o iOS mantém registros de lugares que você visita com frequência. Você pode ter que digitar sua senha para prosseguir. A Apple usa esses dados para fornecer recursos relacionados à localização em calendários, mapas e outros aplicativos da Apple. Da mesma tela, você pode limpar o histórico de localização que seu iPhone construiu: toque em Limpar história e, em seguida, Limpar história novamente no menu pop-up.
O menu de uso de localização inclui dezenas de switches, desde Find My iPhone até Routing & Traffic. Você também pode alternar o monitoramento de localização para aplicativos individuais, sejam eles feitos pela Apple ou não, do menu principal de Serviços de Localização.
Além de sua localização, a Apple reúne informações sobre o desempenho de hardware e software do seu telefone. Volte para a tela de Privacidade, toque em Analytics & Improvements, e você pode controlar quanto desses dados anonimizados a Apple envia de volta à base e aos desenvolvedores.
Você também pode controlar se a Apple usará suas informações para tentar veicular anúncios mais relevantes. Toque no Apple Advertising e, em seguida, alterne anúncios personalizados para desativar anúncios direcionados no iOS.
Todas essas configurações vêm com notas explicativas que você pode ler se quiser saber mais sobre o motivo dos dados serem coletados e como são usados. Vale a pena ler sobre as questões para ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre privacidade e conveniência. Lembre-se que parar o rastreamento de anúncios não necessariamente reduzirá o número de anúncios que você vê, mas aumentará as chances de que eles não vão te interessar.
Fora do menu Privacidade, você pode personalizar aplicativos individualmente. Para limpar tudo o que a Siri sabe sobre você, por exemplo, vá para Siri & Search em configurações, toque em Histórico de Siri & Ditado e escolha Excluir Siri & Ditado History. Confirme sua escolha no menu pop-up que aparece. Se você abrir o menu safari em Configurações, você pode desativar sugestões com base em sites que você visitou no passado, e impedir o Safari de mostrar sites visitados com frequência também.
Lembre-se que muitos aplicativos e sites estarão coletando dados sobre você mesmo que a Apple não esteja, e você precisará mudar essas configurações do aplicativo separadamente. Isso inclui aplicativos do Google, se você os instalou no seu iPhone. Abra o Google Maps para iOS, toque no seu avatar, depois Configurações, e você pode impedir que o Google rastreie para onde seu iPhone está indo (e os lugares que você esteve no Maps (o menu histórico do Maps).
Muito do que você faz no seu iPhone, como seu histórico de mensagens de texto, não é monitorado ou rastreado pela Apple. A Apple também está menos interessada do que o Google em construir um perfil seu para seus anunciantes. Então, no que diz respeito à privacidade no iOS, você deve se concentrar em locais e pesquisas passadas. Basta estar ciente de que quando você impedir que esses dados sejam rastreados, você não terá os recursos convenientes que acompanham o monitoramento.
Configurações de privacidade no Android
Como mencionamos anteriormente, em comparação com a Apple, os aplicativos do Google normalmente coletam mais dados sobre você em mais plataformas. Para ser justo, o Google também oferece uma interface intuitiva e direta para gerenciar todos esses dados.
Deslize para baixo da parte superior da tela do dispositivo Android, pressione e segure o Local para determinar se o seu telefone sabe ou não onde você está o tempo todo, bem como conceda ou negue que os aplicativos tenham acesso a essas informações. Outra opção, Histórico de Localização, permite que você impeça que os dados de localização sejam enviados de volta ao Google (para que sejam sincronizados em todos os seus dispositivos e na web). Encontre-o indo para a Linha do Tempo, em seguida, Configurações e, em seguida, Histórico de localização.
Para gerenciar os dados registrados pelo Android e outros serviços do Google, escolha o Google no aplicativo Configurações e abra o aplicativo Configurações do Google.
Em Gerenciar sua conta do Google, você pode visualizar e excluir informações em várias categorias e impedir que essas informações sejam registradas no futuro. Para limpar suas pesquisas de voz “OK Google”, por exemplo, escolha Data & Privacidade e, em seguida, Atividades da Web & App. Desligue a opção Incluir gravações de áudio e nenhuma pesquisa de voz futura será salva. As outras seções de atividade, incluindo localização e pesquisas na web, funcionam da mesma forma.
Lembre-se que o Google coleta dados de muitas fontes, incluindo assistentes virtuais, Android tv e o Google Nest Hub que você pode ter configurado na sala de estar. Se você quiser gerenciar os dados coletados de todos esses lugares, vá para a página da sua conta do Google na web.
Como nos dispositivos da Apple, é uma boa ideia verificar quais aplicativos individuais estão registrando sobre você, fora do próprio software do Google. Você pode fazer isso através das respectivas políticas de privacidade de cada aplicativo. Se você vir algo com o qual não está confortável, desinstale o aplicativo em questão ou modifique suas permissões através da seção Aplicativos & Notificações Configurações.
Se você tiver dúvidas sobre as configurações de privacidade em seu aparelho celular, leve-o até a Espaço Cell. Nossos especialistas saberão configurar o seu telefone corretamente.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.