Blog
Como definir o preço certo ao vender seu celular antigo
Vender seus aparelhos antigos não só evita a criação de mais lixo eletrônico — como também lhe rende algum dinheiro extra. Mas o valor de verdade que você pode ganhar depende de uma série de fatores, incluindo a idade e a condição dos eletrônicos que você está planejando se livrar.
Verificando o valor de revenda on-line
Para saber quanto seus aparelhos antigos podem ser vendidos por basta entrar em um site como o Mercado Livre e OLX e ver quais são as taxas atuais. Use a caixa de pesquisa no topo da página para procurar um dispositivo como o seu — certifique-se de adicionar a marca, o modelo e o ano em que foi fabricado.
Quanto mais perto você chegar do modelo exato do item que você está vendendo, melhor — lembre-se que as especificações em laptops e telefones, por exemplo, podem variar muito de modelo para modelo. Você também deve verificar duas vezes que detalhes como a quantidade de armazenamento e RAM são os mesmos, então você está comparando como para o máximo possível.
Mas o OLX e Mercado Livre não são de forma alguma o único lugar para vender sua tecnologia antiga. À medida que você clica nas várias categorias de gadget, você encontrará os preços médios de venda para o que você está procurando lucrar. E se o seu gadget específico não estiver lá, você ainda poderá verificar o hardware semelhante.
Se você não pode encontrar outro exemplo do seu gadget para venda em qualquer lugar, as chances são de que seja um artefato inestimável ou tenha perdido valor de mercado e você não consiga ganhar muito dinheiro com ele, uma rápida pesquisa na web deve dizer se esse é o caso do seu dispositivo.
Fatores que afetam seu preço final
Os dois elementos mais importantes determinando quanto seu gadget valerá são quanto custou em primeiro lugar e quanto tempo você o teve. Para ver grandes retornos, quanto maior o preço original e menos tempo de uso, melhor.
As marcas também afetam os preços. Os dispositivos sob demanda perdem seu valor mais lentamente do que o hardware comparável de empresas menos conhecidas: os dispositivos da Apple, por exemplo, são especialmente bons em manter seu valor ao longo do tempo. Uma regra simples a considerar é o quão popular é algo — se ele originalmente vendido em grande número, é provável que seja popular como um gadget de segunda mão também.
Como você pode imaginar, disponibilidade e demanda também desempenham um papel. Se você já tentou comprar um PlayStation 5 ou um Xbox Series X recentemente, você saberá os preços altos que eles estão valendo porque eles são difíceis de encontrar disponíveis no mercado.
A condição do seu antigo aparelho também é importante. Enquanto as pessoas ainda compram produtos danificados e defeituosos para repará-los ou usá-los para peças, os equipamentos em bom estado recebem os melhores preços. Apenas certifique-se de que você é sempre honesto sobre quaisquer falhas ou marcas quando você escrever sua listagem.
Finalmente, quanto mais extras você pode jogar melhor. Pense na embalagem original, no carregador original ou na capa protetora que veio com o seu item, por exemplo. Se você perdeu algum desses acessórios, você provavelmente ainda será capaz de obter alguém para comprar o seu hardware.
Se tudo isso soa como muito trabalho e um grande investimento para pouco retorno, considere reciclar seu gadget ou doá-lo em vez de destruí-lo. Existem vários programas e organizações sem fins lucrativos que ficarão felizes em tirar sua tecnologia de suas mãos por uma boa causa com o mínimo de esforço de sua parte.
Se você quer reparar algum defeito em seu aparelho antes de vendê-lo, conte com a Espaço Cell. Somos referência em consertos de smartphones.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.