Blog
As maneiras mais fáceis de recuperar arquivos excluídos
Agora que estamos vivendo em um mundo principalmente digital, é muito mais fácil do que costumava ser para apagar acidentalmente aquela preciosa foto de família ou um importante extrato bancário. Um deslize do dedo, e pastas inteiras de arquivos podem desaparecer no éter digital.
Se você for atingido por um acidente desses, não entre em pânico. Se você manter a calma e agir rápido, você pode ser capaz de obter seus arquivos de volta. Na verdade, você pode explorar alguns métodos diferentes em sua busca para restaurar seus dados. Desde ferramentas incorporadas ao seu sistema operacional até aplicativos de terceiros que você pode baixar gratuitamente, veja como resgatar esses arquivos.
Mantenha um backup
Hoje em dia, você realmente não tem desculpa para não fazer backup de tudo o que está no seu computador e telefone. Os aplicativos de backup e armazenamento em nuvem disponíveis são tão abrangentes e fáceis de usar que você mal precisa fazer nada para atualizar as cópias sobressalentes de seus dados. Além disso, backups são sua melhor proteção contra qualquer exclusão acidental de arquivos, sem mencionar outros problemas potenciais, como ransomware.
Claro, se você ainda não tem um sistema de backup no local, não será de muita ajuda se você chegou aqui em pânico. Mas você pode pelo menos ter certeza de configurar algo para proteger seus arquivos futuros. No seu computador, veja as opções incorporadas ao Windows (OneDrive) e macOS (iCloud), bem como aplicativos independentes como Dropbox e Google Drive.
Todos esses serviços sincronizam seus arquivos entre computadores e a nuvem. Então, quando um arquivo desaparece de um lugar, você pode restaurá-lo de outro. Por exemplo, na interface web do Dropbox, basta clicar no link arquivos excluídos e, em seguida, restaurar qualquer arquivo ou pasta que você deseja de volta. Para obter ainda mais proteção contra perda de dados, considere um serviço como Crashplan ou Backblaze.
Verifique a lixeira
Em um computador Windows, a Lixeira deve ser o primeiro lugar que você verifica. Mas se você não estiver ciente, ambos os computadores Windows e Apple têm pastas que mantêm todos os arquivos excluídos por um curto período de tempo — apenas no caso de você querer de volta.
Se você estiver em um computador macOS, os arquivos excluídos acabarão no Lixo, e esta pasta aparecerá na extremidade direita do dock por padrão. Novamente, você pode arrastar arquivos para fora da pasta Lixo ou clicar com o botão direito do mouse em um arquivo e escolher Colocar de volta no menu de opções para restaurá-los em seu local anterior.
Ambas as opções são sensíveis ao tempo. Em um Mac, os arquivos ficam no lixo por 30 dias. Mas em uma máquina Windows, eles só ficam na Lixeira até que a pasta exceda um determinado tamanho — então quanto mais cedo você agir, melhor.
Como recuperar arquivos de telefones ou tablets
Telefones e tablets lidam com o armazenamento de arquivos de forma diferente do que os computadores, tornando mais difícil recuperar informações excluídas desses dispositivos. Por outro lado, muitos aplicativos móveis têm um recurso undelete embutido, então você pode muito bem ser capaz de restaurar esse arquivo apagado com apenas alguns cliques.
Tire fotos, por exemplo — elas são o tipo mais comum de arquivo que você vai tentar recuperar do seu telefone. Em Fotos para iOS, toque em Álbuns e, em seguida, encontre o álbum Recém-Excluído, que salva fotos apagadas por 30 dias. No Google Fotos para iOS e Android, abra o menu e toque em Biblioteca, depois lixo para ver fotos recentemente excluídas, que ficam por 60 dias antes de desaparecerem para sempre.
Se você excluiu um arquivo sem querer e não consegue recuperá-lo, leve o seu aparelho na Espaço Cell. Nossos especialistas estão prontos para ajudar você.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.