Amplie a vida útil da bateria
Certamente você já passou pela frustração de ficar sem bateria no celular justamente em um momento importante. A duração da bateria é uma preocupação tão grande que tanto a Apple quanto o Google incluíram ferramentas de monitoramento dentro dos sistemas operacionais de seus telefones, permitindo que você verifique quais aplicativos estão usando a maior parte da energia.
Para acessar o comando, desbloqueie o seu aparelho e vá até as Configurações > Bateria. Lá, você verá quais aplicativos têm usado mais bateria desde que seu telefone foi totalmente carregado.
Uma vez que você tem uma lista dos apps que gastam mais carga, você tem algumas opções. Você pode desinstalar completamente os aplicativos problemáticos e desfrutar da economia subsequente de bateria, ou você pode mergulhar nas configurações individuais para esses aplicativos e tentar reduzir o uso da bateria. Talvez impedi-los de verificar novas atualizações com tanta frequência, por exemplo. Lembre-se, você ainda pode acessar sites de redes sociais, por exemplo, através de um navegador móvel se você não tiver os aplicativos instalados.
Manter a sua localização ligada o tempo todo pode usar muita energia da bateria e, você pode desligá-la (ou pelo menos limitar seu uso) em alguns dos aplicativos do seu telefone. Vá para Localização em Configurações no Android ou Privacidade, em seguida, Serviços de Localização em Configurações no iOS, para ajustar manualmente essas opções em uma base aplicativo por aplicativo.
Há um ajuste adicional que você pode fazer que impedirá que os aplicativos sejam executados em segundo plano. Em outras palavras, eles só podem se conectar à web quando estão realmente abertos na tela, o que pode economizar alguma vida útil da bateria. No iOS, esta opção está sob atualização geral e de aplicativos em plano em configurações. No Android, vá para Configurações, depois Aplicativos e notificações, toque em um aplicativo individual e escolha dados móveis & Wi-Fi.
Ativar recursos de bateria
Em dispositivos Apple, é chamado de Modo de Baixa Potência e você pode encontrá-lo em Configurações > Bateria. Você pode habilitá-lo manualmente ou optar por ativá-lo quando seu telefone atingir 20% da bateria (um pop-up aparecerá automaticamente nesse ponto). Essencialmente, ele reduz alguns dos processos de fundo em execução em seu telefone, como buscar e-mails e ouvir o controle de ativação de voz “Hey Siri”.
Em versões recentes do Android, esse recurso é chamado de Battery Saver. Como o modo de baixa potência do iPhone, ele desliga alguns serviços em segundo plano, limita o que seus aplicativos podem fazer quando não estão ativos no momento e podem ser ativados manualmente ou automaticamente quando a bateria atinge um certo nível.
Esses modos são semelhantes a colocar seu notebook em um modo soneca, mas você ainda poderá usar seus dispositivos mais ou menos normalmente. Você pode notar que certos aplicativos pausam alguns recursos (como upload automático de fotos) ou demoram mais para concluir certas tarefas (como buscar novas mensagens) quando o modo de economia de bateria estiver ativado.
Ajuste as configurações do telefone
Essa tela grande e brilhante no seu telefone é um dos maiores atrativos da bateria do dispositivo, portanto, desligar o brilho ou mudar para o modo escuro pode ajudar a vida útil da bateria. Você pode encontrar essas opções em Exibição em Configurações do Android e Exibição & Brilho nas Configurações do iOS.
Android e iOS permitem ajustar a rapidez com que a trava de tela é ativada no seu telefone. No iOS, vá para Display & Brightness, depois Bloqueio automático, em Configurações, e encontre uma opção semelhante no menu Configurações do Android tocando em Exibir, depois Tempo limite de Tela e Tempo limite de tela.
Seu telefone também pode ter um display ambiente ou recurso que mostra notificações quando a tela do telefone está bloqueada. Desligue esses recursos — e qualquer outra coisa que use o display — para recuperar um pouco mais de vida útil da bateria.
Você pode não perceber, mas a reprodução de áudio também pode ter um efeito na vida útil da bateria. Abaixe o volume de seus filmes ou suas playlists de música, ou apenas conecte alguns fones de ouvido, e a bateria do seu telefone agradecerá.
Desconecte seu telefone
Em caso de emergência, mude para o modo avião.
Nada economiza a vida útil da bateria, como desconectar seu telefone das redes sociais. Se você realmente precisa desse extra de bateria, coloque seu telefone no modo avião e observe que o nível da bateria ficar estável.
A desvantagem óbvia disso é que você não será capaz de usar qualquer coisa que se conecte à web, fazer quaisquer chamadas ou enviar qualquer texto. Mas se você realmente precisa preservar sua vida útil da bateria, é uma opção — e isso significa que seu telefone será muito menos uma distração ao mesmo tempo. Deslize para baixo com dois dedos da parte superior da tela no Android, ou deslize para baixo do canto superior direito da tela no iOS, para encontrar o interruptor de alternância.
Vale a pena usar a opção de modo avião quando você está em áreas com sinal irregular também. Isso porque os telefones tendem a aumentar seus esforços para se conectar quando estão lutando para encontrar um sinal, o que drena a bateria mais rápido. Se você já se viu regularmente entrando e saindo de zonas mortas, provavelmente está bastante familiarizado com isso.
Se você seguiu todas as dicas acima e mesmo assim o seu aparelho continua descarregando rapidamente, pode ser a hora de trocar a bateria do smartphone. Leve o seu dispositivo móvel até a Espaço Cell para uma análise completa de nossos especialistas.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.