Blog
Novidades do Google Maps
Ao longo dos anos, o aplicativo Google Maps incorporou recursos que nos permitem enganar as probabilidades e melhorar nossos deslocamentos diários. Recentemente, o app ganhou novos recursos para tornar o nosso deslocamento ainda mais eficiente, confira as novidades!
Conferir a lotação no transporte público
O Google Maps lançou um novo recurso que ajuda os passageiros a saber de antemão o quão lotado é o trem, ônibus ou balsa que estão tomando.
Quando você escolher o seu itinerário, você verá a opção “Como é a bordo?” pergunta logo abaixo do nome de cada transporte.
Saber o nível de aglomeração com que você está prestes a lidar pode ajudá-lo a decidir se vale a pena esperar o próximo trem para conseguir um assento, ou, se é melhor optar por outro meio de transporte.
Algumas estações também fornecem informações ao vivo sobre como estão ocupadas em geral. Em seu itinerário, você encontrará essas informações em rosa em com o nome de “Live”, logo abaixo do nome da estação ou terminal que você tem que ir. Toque nele, e você verá um gráfico com as horas mais movimentadas durante o dia. Toque em “Horários populares” na parte superior da tela para ver como as horas de trabalho mudam dependendo do dia da semana.
Tenha em mente que você nem sempre encontrará todas essas informações para cada passeio. O Google Maps faz previsões sobre a aglomeração, por exemplo, usando inteligência artificial, tendências históricas de localização e entrada de usuários. Se não há dados suficientes para passar (isto é, se não há informações suficientes) então o Google Maps não as exibe.
Se você quiser ajudar a obter essas informações, o Google Maps solicita aleatoriamente que os passageiros o façam. Mas você também pode adicionar informações proativamente (ou até mesmo corrigir o que o aplicativo já forneceu) tocando nas tags com um sinal de acompanhante ao lado delas e escolhendo uma das opções disponíveis.
Saber os horários do transporte público
Evite pedir a um de seus amigos para deixá-lo dormir no sofá deles, deixando o Google Maps descobrir sua última chance de voltar para casa. Em dispositivos Android e iOS, abra o aplicativo, defina seu destino e clique em “Direções”. Na parte superior da tela, escolha o transporte público (é o ícone do trem, segundo da esquerda) e toque em “Sair logo” . Na janela pop-up, escolha “O Último” e, em seguida, “Definir” ou “Feito”, dependendo do seu sistema operacional.
Calcular o tempo de deslocamento
Certifique-se de chegar lá a tempo, deixando o Google Maps dizer exatamente quando você deve sair.
Abra o aplicativo, defina seu destino, clique em “Direções” e escolha o transporte público. Toque em “Sair” e escolha “Chegar na” janela pop-up. Você pode configurá-lo para a hora exata do seu encontro ou até mesmo alguns minutos antes, se você quiser ter mais certeza. Quando terminar, toque em “Definir” (ou “Feito”, dependendo do seu sistema operacional) e escolha o itinerário mais conveniente para você. O Google Maps então lhe dirá o tempo que você precisa para iniciar sua viagem, contabilizando a distância e outras variáveis, como transferências e como o transporte público está lotado nessa hora específica do dia.
Para garantir que você saia a tempo, crie um evento do Google Calendário através do Google Maps, para que você receba notificações antes de sua partida. Abra o itinerário escolhido, role todo o caminho para baixo e toque em “Adicionar ao calendário”. Como em todos os outros eventos da sua agenda, você receberá uma notificação padrão 10 minutos antes de ter que sair, mas você também poderá adicionar mais — cinco minutos antes se você se distrair facilmente, uma hora se você precisar se vestir, ou qualquer período de tempo que funcione para você.
Refinar sua pesquisa
Se você é o tipo de pessoa que ama andar de trem, mas não gosta de andar de ônibus, saiba que você pode eliminar essa opção de transporte da sua pesquisa do Google Maps (ou vice-versa).
Primeiro, abra o aplicativo, defina seu destino e toque em “Direções”. Na parte superior da tela, toque em “Todos os modos” para ver uma lista com todos os tipos de transporte que a plataforma está considerando para a sua rota. Por padrão, todos eles são sempre selecionados, então para descartar a possibilidade do meio de transporte que você não quer utilizar. É possível desmarcar quantas caixas quiser, e quando terminar, basta tocar em “Aplicar” na parte inferior da tela para refinar seus resultados. No iOS, selecione “Opções” para ver os modos e desmarque os que você não deseja. Para finalizar, toque em “Aplicar”.
Dependendo de variáveis como mobilidade, tempo, idade ou até mesmo quanto peso você estará carregando, você pode escolher uma rota mais lenta que implique menos caminhada, menos traslados ou inclui estações e transportes com acessibilidade para cadeirantes.
Compartilhar sua localização
O Google Maps oferece a opção de compartilhar sua localização com uma ou mais pessoas em seus contatos, mesmo que eles não tenham uma conta do Google. Isso permitirá que eles o rastreie em tempo real por um período limitado de tempo enquanto você estiver em trânsito.
Para ativar esse recurso em dispositivos Android, toque em seu avatar no canto superior direito da tela e escolha o “Compartilhamento de localização”. No iOS, abra o aplicativo, toque no seu avatar e, em “Compartilhamento de localização”, escolha “Novo compartilhamento”.
Na próxima tela, você poderá escolher quem pode rastrear seu paradeiro e por quanto tempo — ele pode ir de uma hora a três dias, ou sempre que você desativar proativamente o recurso. Ao compartilhar sua localização nesta plataforma, as pessoas que você rastreia também poderão ver quanta bateria você tem no seu dispositivo, se você está andando ou dirigindo, e onde você acabou de estar. Essas informações podem ser vitais se algo acontecer com você durante o trânsito.
Precisa de ajuda para configurar o Google Maps? Conte com a ajuda da Espaço Cell.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento com um de nossos especialistas.