Blog
Proteja seus rastros no telefone
Toda vez que você pega seu telefone para participar de um bate-papo em grupo, assiste a um vídeo do YouTube, ou pesquisa na internet, você deixa uma pegada digital de sua atividade. Esta trilha pode comprometer sua privacidade na próxima vez que um amigo pegar seu dispositivo emprestado. Ele também coloca suas informações pessoais em risco caso seu telefone caia em mãos realmente inescrupulosas.
Neste guia, explicaremos como você pode impedir que seu dispositivo faça o registro e o armazenamento de dados onde outras pessoas possam facilmente tropeçar nele. Nos concentramos em limpar o armazenamento local do seu telefone, em vez de limitar as informações que os aplicativos enviam para a nuvem.
Navegar no modo privado
O navegador da Web no seu telefone, como o do seu computador, oferece um modo incógnito ou privado que limita os dados. Quando você abrir uma sessão neste modo, o aplicativo esquecerá as páginas que você visita e as palavras-chave que você pesquisa assim que fechar a janela.
No entanto, a navegação privada não o torna invisível. Por exemplo, se você fizer login no portal do Facebook no modo anônimo, a rede social ainda gravará sua atividade. Seu provedor de serviços de internet (ISP) também verá sua navegação, e poderá registrar seu comportamento on-line também. Para ocultar sua navegação do seu ISP, você precisará contar com uma rede virtual privada (VPN). Mas se você simplesmente pretende limpar o registro deixado no armazenamento local do seu telefone, o modo incógnito arruma depois de si mesmo de forma muito eficaz.
O processo para usar este modo dependerá do aplicativo do navegador que você preferir. Por exemplo, para iniciar o modo de navegação anônima com o Chrome, toque no botão Menu (três pontos) no canto superior direito da página e escolha uma nova janela anônima. Se você esquecer de navegar incógnito, você ainda pode limpar seus dados salvos. Basta ir para o menu novamente e encontrar Configurações. Lá, em Privacidade e Segurança, você encontrará uma opção para limpar dados de navegação.
Para usuários de iPhone que utilizam o Safari, toque no ícone de páginas do Show (dois quadrados) no canto inferior direito da tela e escolha Private. Agora, quando você tocar no botão Plus para abrir uma nova janela, será uma janela anônima. Para apagar os dados coletados fora do modo privado, abra o aplicativo Configurações, encontre o Safari e toque em Limpar histórico e dados do site.
Apagar mensagens
A menos que você use um aplicativo de bate-papo com mensagens autodestrutivas, ele manterá registros de suas conversas. Claro , a maioria das pessoas gosta de verificar suas comunicações antigas , mas você não precisa preservar cada momento de um fio de anos. Você pode excluir essas conversas antigas manualmente ou tentar uma opção menos demorada: apagar automaticamente seu histórico de bate-papo após um período definido de tempo ter transcorrido.
No iOS, abra o aplicativo Configurações, vá para Mensagens > Mantenha Mensagens e defina as mensagens para desaparecer automaticamente após 30 dias. Dentro do próprio aplicativo, você pode apagar manualmente as conversas da tela frontal: Deslize para a esquerda no segmento e, em seguida, toque no botão Excluir.
Infelizmente, nem todos os aplicativos de bate-papo oferecem essa função de exclusão automática. Para não deixar rastros de conversas no seu telefone, você pode ter que recorrer à exclusão manual. Fazer isso pode ser demorado, mas não é difícil. Por exemplo, no aplicativo de texto do Android, Mensagens, você exclui uma conversa pressionando-a por muito tempo e, em seguida, tocando no ícone Trash no canto superior direito da tela.
Alguns aplicativos facilitam a eliminação de toda a sua história de uma só vez. No caso do WhatsApp, abra o aplicativo e vá para Configurações > Chats > Histórico de Bate-papo > Exclua todos os chats. Em seguida, faça uma nota para verificar regularmente e apagar suas mensagens mais recentes.
Outra solução é apenas enviar as mensagens autodestrutivas acima mencionadas. Os aplicativos com essa opção incluem Telegram Messenger, Facebook Messenger e Snapchat.
Limitar o registro de aplicativos
Cada um dos aplicativos do seu telefone adotará uma abordagem ligeiramente diferente para registrar suas atividades. Alguns deles permitem que você evite seu olhar usando o modo incógnito, enquanto outros pararão de rastreá-lo se você perguntar.
Por exemplo, o aplicativo do YouTube tem um modo anônimo, que não rastreia os vídeos que você assiste. Para ativar este modo no Android ou iOS, abra o aplicativo, toque no seu avatar no canto superior direito da tela e escolha Ativar Incógnito.
O Google Maps, por sua vez, pode estar acompanhando onde você esteve. Para pará-lo, vá para as configurações: Inicie o aplicativo, toque no botão Menu (três linhas) no canto superior esquerdo da tela e aperte Configurações. Dentro das configurações, selecione Conteúdo pessoal e encontre Histórico de Localização. Quando você tocar nisso, você vai acabar em sua conta do Google, onde você pode virar um interruptor e desativar o recurso de cache.
Existem milhões de aplicativos no mercado, sem regras duras e rápidas sobre como impedi-los de registrar seu comportamento. Mas, em geral, um bom primeiro passo é verificar as configurações acima mencionadas: modo incógnito e parando o rastreamento.
Se você não encontrar essas opções, você terá que limpar sua atividade manualmente. Esse processo vai variar dependendo do seu sistema operacional.
Não é prático fazer isso por todos os seus aplicativos todos os dias. Mas você pode optar por executar uma limpeza manual em intervalos definidos (digamos, uma vez por mês), antes de viajar, ou quando quiser começar de novo.
Excluir o histórico de pesquisa
Muitos aplicativos móveis armazenam dados localmente e na nuvem, para que possam sincronizar suas informações com outros dispositivos. Isso significa que, para limpar os registros de pesquisa do seu telefone, você terá que limpar os registros em várias plataformas.
Por exemplo, sua conta do Google armazenará o histórico de pesquisas que você executou a partir do seu telefone Android. Para limpar esses registros, você realmente tem que acessá-los da web. Abra seu navegador e vá para a página de histórico de atividades do Google. Se o menu ainda não estiver exibido na lateral da janela, clique no botão apropriado (três linhas) no canto superior esquerdo, então Exclua a atividade por. Defina o período de tempo e o tipo de conteúdo e clique em Excluir. Isso limpará seu histórico de pesquisa em todos os produtos vinculados ao Google que você usa, incluindo Android e o mecanismo de busca do Google.
No iOS, você não encontrará um limpador de atividades comparável. No entanto, você pode impedir o Spotlight de trair suas pesquisas passadas exibindo-as como sugestões. Para desativar esse recurso, vá para o aplicativo Configurações, toque em Siri & Search e desmarque a opção Sugestões na Pesquisa. Agora, quando você empresta seu telefone para sua mãe procurar algo, ela não verá todos os seus termos de pesquisa passados.
Precisa de ajuda para apagar os seus registros do celular? Conte com a Espaço Cell!
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento com um de nossos especialistas.