Como compartilhar seu telefone em segurança
Você está parado na rua quando um estranho chega e pergunta se ele pode pegar seu telefone emprestado para fazer uma ligação. Ou você está falando com um amigo sobre a pessoa que você começou a namorar, e quando você pega seu aparelho para mostrar a foto do crush, seu amigo pega seu telefone e começa a olhas as outras fotos salvas em seu aparelho… É uma situação desconfortável, certo?
Mantemos tantos dados e informações pessoais em nossos pequenos computadores de bolso que entregá-los a outros, mesmo voluntariamente, pode parecer uma possível invasão de privacidade. Mas não é preciso se sentir assim — tanto o Android quanto o iOS incluem opções úteis incorporadas que restringem o que os hóspedes podem ou não fazer em seu smartphone.
Como compartilhar com segurança um telefone Android
Quando a versão 5.0 Lollipop do Android foi lançada, o sistema operacional incluiu um recurso chamado Screen Pinning que tem sido um pilar desde então. Essencialmente, este modo bloqueia o usuário do telefone dentro de um aplicativo específico, de modo que quando um hóspede segura o aparelho, ele não pode abrir outros aplicativos ou alterar as configurações. Isso é perfeito para quando você empresta seu dispositivo a alguém para fazer uma ligação ou entregá-lo ao seu filho para que eles possam assistir vídeos no YouTube.
Para configurar a fixação da tela, vá para Configurações e toque em Segurança, em seguida, Configurações Avançadas e Fixação de aplicativos. Alterne o switch ao lado do aplicativo de fixação e certifique-se de que a opção de sempre pedir um PIN ou desbloquear padrão antes de desativá-la.
Em seguida, abra o aplicativo que você deseja deixar seu hóspede acessar. Deslize para cima da parte inferior da tela e segure-o no meio do caminho para abrir o carrossel de visão geral. Toque no ícone na parte superior do aplicativo que deseja fixar e um menu suspenso aparecerá. Escolha Pin, que deve ser o primeiro da lista, e esse aplicativo agora será o único acessível aos usuários. Para restaurar a função completa do telefone, deslize para cima e segure novamente, em seguida, digite o código de segurança para desbloquear todas as funções do aparelho.
Se você quiser tomar mais precauções, ou você tem um amigo ou parente para o qual você está constantemente emprestando seu dispositivo, experimente o modo de hóspedes do Android. Essa habilidade permite que o convidado tenha a sua própria conta de usuário e acesse aplicativos independentes, configurações do navegador e muito mais.
Pense nisso como os computadores podem hospedar diferentes usuários, onde cada um tem suas próprias configurações, arquivos e layout. O modo de hóspedes em seu telefone Android é exatamente assim, e a pessoa que o usa não poderá retornar à sua conta ou acessar seus arquivos sem que você desbloqueie seu dispositivo.
Se essas opções não forem suficientes para suas necessidades, baixe Norton App Lock (grátis) que permitirá que você proteja qualquer aplicativo em seu telefone com um código PIN, mesmo que o telefone já esteja desbloqueado. Por exemplo, se você quiser emprestar seu dispositivo a alguém, mas mantê-lo fora do Instagram, WhatsApp e Google Fotos, o Norton App Lock pode ajudar.
Como compartilhar com segurança um iPhone
Nos smartphones da Apple, o recurso Acesso Guiado pode ajudar a proteger seu iPhone de quem está emprestando. Este modo funciona muito como a fixação de tela do Android, e restringe os hóspedes a apenas um aplicativo de sua escolha, a menos que eles tenham o código PIN correto, Touch ID ou Autorização face ID.
Para configurar o Acesso Guiado, abra configurações e selecione Acessibilidade, seguido de Acesso Guiado. A tela subsequente permitirá que você ligue ou desligue o recurso e defina se deseja usar um código PIN, Touch ID ou Face ID para desbloquear o modo. Se você vai colocar limites de tempo na restrição de acesso guiado, você também pode configurar isso aqui.
Abra o aplicativo ao qual deseja restringir seu hóspede, clique três vezes no botão lateral ou home (dependendo do modelo do iPhone que você tem) e o menu de atalhos de acessibilidade aparecerá. Toque em Acesso Guiado e você terá a opção de desenhar círculos ou caixas em qualquer área do display que você deseja desativar. Faça isso, e um campo cinza aparecerá — você pode excluí-lo tocando no X no canto superior direito, ou redimensioná-lo tocando e arrastando os círculos em seus cantos. Você também pode tocar em Opções para definir limites de tempo e desativar ou ativar determinadas funções, como o botão lateral e a entrada de toque.
Logo antes de entregar seu telefone a um amigo, toque em Iniciar para entrar no modo acesso guiado (você pode ter que criar uma senha para prosseguir). Outro toque triplo na lateral ou no botão Home, juntamente com o código PIN correto, impressão digital ou rosto, desativará o Acesso Guiado mais uma vez.
Ao contrário do Android, o iOS não oferece várias contas de usuário ou aplicativos de bloqueio de terceiros. No entanto, se o Acesso Guiado não funcionar muito bem para você, existem algumas outras opções que podem valer o seu tempo.
A primeira é uma longa lista de controles parentais, que você pode encontrar em Configurações em Tempo de Tela e Restrições de Conteúdo & Privacidade. Essas opções controlam o acesso dos usuários à web, câmera, certos tipos de conteúdo sensível à idade e muito mais. É certo que você não vai querer passar tudo isso toda vez que passar seu telefone para um amigo, mas se você regularmente entrega seu dispositivo iOS para sua sobrinha de 5 anos, pode valer a pena configurá-los.
Finalmente, se você estiver especificamente interessado em manter certas fotos e vídeos privados — e não estiver muito preocupado com mais nada no seu telefone — você pode ocultar imagens e clipes do aplicativo iOS Photos. Basta tocar no botão Compartilhar e, em seguida, escolher Ocultar. Isso mantém as fotos e vídeos escolhidos longe das visualizações de Momentos, Anos e Coleções, embora um determinado buscador ainda possa acessá-los através de uma pesquisa ou através da tela de Álbuns.
Se você está emprestando seu telefone para um estranho, amigo ou familiar, alguma combinação dessas dicas deve cobrir todas as eventualidades tanto no Android quanto no iOS. Mas se você ainda está sem um pouco de paz de espírito e realmente não confia nas pessoas com sua propriedade, há um caminho simples e mais analógico que você pode tomar — apenas não lhes dê seu telefone em primeiro lugar.
Caso a pessoa pegue o seu telefone emprestado e deixe o aparelho cair no chão, nem tudo está perdido. A Espaço Cell é especialista em troca de telas e displays quebrados. Garantimos a qualidade e agilidade de nosso serviço de reparo.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.