Blog
O que fazer quando seus aplicativos falharem
Você está organizando suas anotações no computador ou conversando com amigos em seu smartphone quando o aplicativo falha. Você abre de volta, só para o programa desligar novamente. Quando um aplicativo começa a agir assim, é um grande inconveniente.
Mas há uma boa notícia: consertar aplicativos de travando não é muito difícil, seja no Android, iOS, Windows ou macOS.
Solução de problemas aplicativos para Android
Quando um aplicativo falha, o culpado é muitas vezes dados corrompidos. Muitos aplicativos armazenam bits de dados — como a recente atualização de status de um amigo ou um ícone de menu — no armazenamento local do seu telefone. Isso permite que você acesse o aplicativo mais rapidamente na próxima vez que você puxá-lo para cima. No entanto, as informações armazenadas localmente também podem ficar com falhas, travando o aplicativo. Às vezes, você pode corrigir o problema forçando o aplicativo a atualizar seus dados da nuvem ou dos arquivos originais do aplicativo, em vez do armazenamento local.
Para realizar uma atualização básica de cache no Android, limpe um aplicativo da memória recente do seu telefone. Seu dispositivo mantém aplicativos usados recentemente ativos, o que mantém seus caches locais. Ao apagar o aplicativo da memória, você redefine os dados armazenados em cache. Para fazer isso, primeiro entre no carrossel de aplicativo deslizando lentamente para cima da parte inferior da tela. Em seguida, saia do aplicativo com defeito. Reinicie seu telefone imediatamente depois.
Para obter uma redefinição mais abrangente, vá para Configurações > Aplicativos e notificações > Ver todos os aplicativos e selecione o programa com falhas na lista. Uma vez lá, vá para Armazenamento & cache e toque em Limpar Cache. Da próxima vez que o aplicativo for carregado, ele terá que atualizar seus dados, o que deve apagar os bits corrompidos. Se isso não funcionar, toque em Limpar o armazenamento na mesma tela que a opção limpar cache. Isso apaga todas as informações armazenadas, redefinindo o aplicativo para o estado quando você o instalou pela primeira vez. Isso significa que você terá que fazer login de volta e reconfigurar suas configurações. Ainda assim, o incômodo vale a pena se esta etapa resolver o problema.
Solução de problemas aplicativos para iOS
O processo para iOS é muito semelhante ao do Android: tente limpar o cache de dados, reiniciar o telefone, atualizar o software e, finalmente, entrar em contato com o desenvolvedor para obter ajuda extra. Veja como você segue esses passos no seu iPhone ou iPad.
Primeiro, atualize o cache do aplicativo limpando-o da memória: Deslize para cima da parte inferior da tela e segure até que seus aplicativos abertos apareçam (ou toque duas vezes no botão Home), em seguida, deslize para cima no aplicativo que está causando problemas. Em seguida, force uma reinicialização do iPhone segurando os botões Volume para baixo e Lado ao mesmo tempo até que uma opção para desligar a energia apareça. Se o telefone tiver um botão Home, mantenha pressionado os botões Home e Side até que o logotipo da Apple apareça. Para reiniciar um iPad, pressione o volume para cima, depois o volume para baixo e, em seguida, segure o botão superior.
Ao contrário do Android, não há uma maneira fácil de limpar o cache ou dados de um aplicativo em um iPhone ou iPad. Então seu primeiro passo deve ser verificar se há atualizações. Abra a App Store, toque no avatar do Apple ID e instale todas as atualizações que você ver. Enquanto estiver nisso, verifique se há atualizações pendentes em Configurações > Atualização geral de software >.
Se o aplicativo problemático não tiver uma atualização disponível ou atualizá-lo simplesmente não funcionar, é hora de desinstalar e reinstalar o aplicativo. Isso deve limpar quaisquer dados corrompidos ou configurações mal configuradas, forçando o programa a recomeçar do zero. Pressione e segure o ícone do aplicativo na tela inicial e, em seguida, toque em Remover aplicativo do menu que aparece, seguido por Delete App. Reinicie seu telefone e reinstale o aplicativo na Apple Store.
Se um aplicativo está se comportando mal no seu computador ou no seu telefone, você sempre pode contar com a ajuda dos especialistas da Espaço Cell.
Conheça nossos serviços:
Assistência técnica de Smartphone
Fale conosco e solicite seu orçamento.