Blog
10 dicas sobre segurança e privacidade do celular
À medida que os celulares se tornam mais inteligentes, eles são mais como pequenos computadores que contêm muitas informações pessoais sobre nós. Aqui estão 12 passos fáceis de tomar para gerenciar sua privacidade e segurança ao usar seu celular.
1. Coloque uma senha no seu telefone.
A coisa mais fácil para você fazer é colocar uma senha no seu telefone. Ter uma senha tornará mais difícil para alguém pegar seu telefone para rolar, acessar suas contas ou instalar algo malicioso. No caso de seu telefone ser roubado ou você perdê-lo, vai tornar um pouco mais difícil para os outros entrarem no seu telefone.
2. Desligue o compartilhamento de localização.
A maioria dos telefones tem um GPS que pode identificar sua localização geral ou exata. Com esse recurso, muitos aplicativos podem coletar e compartilhar suas informações de localização. No entanto, muitos smartphones lhe dão a opção de gerenciar seu compartilhamento de localização sob as “configurações”. Você pode escolher quais aplicativos podem acessar sua localização ou você pode optar por desativar completamente a configuração de localização. Minimizar o acesso ao local também pode ajudar a aumentar a vida útil da bateria do seu telefone.
3. Desligue o Bluetooth quando não estiver usando.
O Bluetooth permite que seu telefone se comunique com outros dispositivos, como a opção hands-free em seu carro ou sua impressora. Se acessado por outra pessoa, porém, eles podem usá-lo indevidamente para acessar suas informações ou interceptar suas chamadas. Desligue o Bluetooth do telefone e ligue-o somente quando precisar se conectar com outro dispositivo. Muitos telefones também permitem que os usuários desçam senhas ou níveis adicionais de segurança em seu Bluetooth também. Use todas as opções disponíveis para aumentar sua privacidade.
4. Verifique suas configurações de privacidade e segurança.
A maioria dos smartphones tem configurações que ajudarão você a gerenciar sua privacidade e segurança. Você pode encontrar esses controles através das configurações do seu telefone ou através das configurações de um aplicativo específico. Essas configurações podem permitir que você limite o acesso de um aplicativo aos dados do seu telefone, incluindo acesso à sua localização, fotos, contatos, notas, etc. Você pode até ser capaz de bloquear cookies e limitar quais dados seu navegador móvel coleta.
5. Em quais contas online você está automaticamente logado?
Uma das características convenientes de ter um smartphone é acessar rapidamente contas de e-mail ou redes sociais com apenas um toque de um dedo. No entanto, isso também significa que você está sempre conectado a contas que podem conter informações confidenciais. Considere fazer login fora de certas contas se puder para que outras pessoas não possam acessar essas contas se estiverem usando seu telefone. Tenha em mente que, dependendo do tipo de telefone que você tem, você pode não ser capaz de sair de algumas contas, como contas de e-mail, mas pode ter que remover toda a conta do seu telefone. Neste caso, tome sua decisão com base em seu próprio risco de privacidade e segurança. Embora possa ser inconveniente acessar a conta através do navegador, ela pode ser mais segura.
6. Revise os aplicativos que você baixa.
Conheça os aplicativos que estão no seu telefone e, se você tiver um aplicativo desconhecido, exclua-o. Os aplicativos são fáceis de baixar e fáceis de esquecer, mas dependendo do aplicativo, ele pode estar acessando informações privadas ou pode ser um programa de monitoramento que alguém instalou sub-repticiamente.
7. Bloqueie sua conta de telefone online.
Tenha em mente que mesmo que alguém não tenha acesso ao seu telefone, pode ser possível para eles acessar sua conta online. As contas online podem incluir sua conta de operadora, registros de chamadas, suas contas de e-mail ou redes sociais, sua conta no Google Play/Apple Store ou iCloud. Atualize as senhas e perguntas de segurança dessas contas para garantir que outra pessoa não possa ter acesso.
8. Use números de telefone virtuais (como o Google Voice) para manter seu número privado.
Para maximizar ainda mais sua privacidade, considere usar um número virtual, como o Google Voice ou um número descartável, para que você não precise dar seu número de telefone real. Um número de telefone virtual também permitirá que você tire chamadas e faça chamadas/envie textos a partir do número virtual.
9. Tente não armazenar informações confidenciais em seu telefone.
Finalmente, embora possa ser tentador armazenar informações como senhas, números de conta ou informações pessoais em seu telefone, menos informações confidenciais você tem, menos provável alguém pode acessá-los. Você pode até mesmo querer considerar excluir mensagens de texto sensíveis ou mensagens de voz para que elas não sejam armazenadas no seu telefone.
10. Use software antivírus e anti-spyware no seu telefone.
Após anos de avisos, estamos bastante acostumados a garantir que tenhamos programas anti-spyware, anti-malware e antivírus em nossos computadores. Este software também deve ser usado em nossos smartphones. Procure programas nas lojas de aplicativos e discuta-os com seu provedor sem fio. Alguns telefones vêm com software embutido que você não vai querer substituir.
A Espaço Cell sabe como a segurança dos usuários é importante. Nossos especialistas estão à disposição para te ajudar a configurar corretamente as informações de segurança em seu aparelho smartphone ou tablet.
Conheça nossos serviços: